DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 1º - O Campeonato Paulista de Futebol Sub 20 - Primeira Divisão, da temporada de 2008 será disputado pelas 40 (quarenta) associações que integram, na forma deste regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos.
Art. 2º - A Federação Paulista de Futebol (FPF) detém todos os direitos relacionados à esta competição amadora e o seu Departamento Técnico é o responsável pela organização, realização e elaboração do regulamento e da tabela do campeonato.
Art. 3º - Esta competição deverá obedecer, além destas normas, o Regulamento Geral das Competições e o Estatuto da Federação Paulista de Futebol.
Art. 4º - A competição, com 40 (quarenta) participantes, terá início em 25 de julho e término em 13 de dezembro de 2008, e será realizada em 04 (quatro) fases em que as associações jogarão no mínimo de 14 (quatorze) e no máximo de 28 (vinte e oito) partidas. As associações foram divididas em 05 (cinco) grupos com 08 (oito) participantes cada, seguindo um critério de regionalização. Os grupos UM, DOIS, TRÊS, QUATRO e CINCO ficaram assim divididos:
São Carlos Futebol Ltda - São Carlos
Art. 5º - Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela.
Parágrafo Único - Em nenhuma hipótese será permitido aos clubes o direito de promover a inversão do mando de campo.
Art. 6º - Na primeira fase as associações jogarão entre si, dentro do grupo em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as 03 (três) associações com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e a melhor quarta colocada, independente do grupo a que pertença.
Segunda Fase
Art. 7º - Na segunda fase da competição as 16 (dezesseis) classificadas formarão 04 (quatro) grupos com 04 (quatro) cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as 02 (duas) associações com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, considerando-se os resultados obtidos exclusivamente nesta fase. A vantagem para os mandos de campo das partidas, conforme critério do Departamento Técnico da FPF, nos grupos 06, 07, 08 e 09 será pela colocação, independente da pontuação obtida pela associação na fase anterior.
GRUPO SEIS |
GRUPO SETE
|
1ª Colocada do Grupo UM |
1ª Colocada do Grupo DOIS |
1ª Colocada do Grupo CINCO |
2ª Colocada do Grupo TRÊS |
3ª Colocada do Grupo DOIS |
3ª Colocada do Grupo QUATRO |
Melhor 4ª Colocada |
3ª Colocada do Grupo CINCO |
GRUPO OITO |
GRUPO NOVE
|
1ª Colocada do Grupo TRÊS |
1ª Colocada do Grupo QUATRO |
2ª Colocada do Grupo DOIS |
2ª Colocada do Grupo UM |
2ª Colocada do Grupo QUATRO |
2ª Colocada do Grupo CINCO |
3ª Colocada do Grupo UM |
3ª Colocada do Grupo TRÊS |
Art. 8º - Na terceira fase da competição as 08 (oito) classificadas formarão 02 (dois) grupos com 04 (quatro) cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a outra fase a associação com o maior número de pontos ganhos em seus respectivos grupos, considerando-se os resultados obtidos exclusivamente nesta fase. A vantagem para os mandos de campo das partidas conforme critério do Departamento Técnico da FPF, nos grupos 10 e 11, será para a associação que tiver a melhor campanha por pontos ganhos, obtidos na somatória das fases anteriores.
GRUPO DEZ |
GRUPO ONZE
|
1ª Colocada do Grupo SEIS |
1ª Colocada do Grupo OITO |
1ª Colocada do Grupo SETE |
1ª Colocada do Grupo NOVE |
2ª Colocada do Grupo OITO |
2ª Colocada do Grupo SEIS |
2ª Colocada do Grupo NOVE |
2ª Colocada do Grupo SETE |
Art. 9º - Na quarta fase, a primeira colocada do Grupo 10 (dez) e a primeira colocada do Grupo 11 (onze), jogarão em turno e returno, sagrando-se campeã a que somar o maior número de pontos ganhos nesta fase.
Art. 10 - Para efeito de mando das partidas da quarta fase, fica estabelecido, que a associação que tiver a melhor campanha por pontos ganhos, obtidos na somatória das fases anteriores, realizará a 1ª partida fora e a 2ª partida em casa.
Art.11 - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais associações aplicam-se na primeira fase, sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Vantagem no confronto direto (exclusivo quando o empate ocorrer apenas
entre 02 (duas) associações);
e) Sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.
Parágrafo Único - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na segunda, terceira e quarta fase, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “D”. Persistindo o empate, prevalecerá a melhor campanha na somatória das fases anteriores.
Art. 12 - Os jogos adiados, interrompidos ou suspensos serão solucionados levando-se em conta os motivos determinantes, de acordo com o Regulamento Geral das Competições da FPF ou por decisão da Justiça Desportiva.
Art. 13 - A condição de jogo para a primeira rodada da competição se dará pela inscrição do atleta no Departamento de Registro da FPF até o dia 18 de julho de 2008, permitindo-se outras inscrições até o dia 04 de setembro de 2008.
Parágrafo Único - Nos casos de renovação de contrato e de retorno de atletas ao clube de origem (empréstimos), serão observados os critérios contidos no Regulamento Geral das Competições da FPF.
Art. 14 - As associações poderão inscrever e utilizar, em cada partida até 03 (três) atletas estrangeiros.
Art. 15 - Dentre os relacionados na súmula entre titulares e reservas, poderão participar atletas nascidos em 1988, 1989, 1990 e 1991, e até 04 (quatro) atletas nascidos nos anos de 1992 e 1993.
Art. 16 - Um atleta somente poderá jogar, no máximo, por 02 (duas) associações participantes do mesmo campeonato; sendo que na primeira delas não pode ter atuado em mais de 03 (três) jogos como titular ou reserva.
Art. 17 - Por determinação da FIFA e da CBF, os atletas, cumprirão sempre a suspensão automática após advertência com o terceiro cartão amarelo ou após um cartão vermelho.
§ 1º - É de exclusiva responsabilidade das associações disputantes da competição o controle de contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos por seus atletas, para efeito de condição de jogo em cada partida.
§ 2º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, serão considerados o cartão amarelo e o cartão vermelho.
§ 3º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, será considerado apenas o cartão vermelho.
Art. 18 - As equipes deverão apresentar-se em campo 10 (dez) minutos antes do início de cada partida.
Art. 19 - As associações deverão afixar na porta de seus vestiários, 45 (quarenta e cinco) minutos antes do início de cada partida, a escalação de sua equipe.
Art. 20 - As associações poderão compor o quadro de suplentes de cada partida com até 07 (sete) atletas inscritos.
Parágrafo Único - A presença de 01 (um) médico será obrigatória no banco de reservas, que poderá ainda ser composto por 01 (um) técnico, 01 (um) preparador físico, 01 (um) massagista.
Art. 21 - É obrigatória a presença de ambulância com equipamentos de primeiros socorros, além de desfibrilador, para eventuais emergências e de acordo com as normas vigentes.
Art. 22 - Antes do início de cada partida é obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro de acordo com a Lei Estadual nº 10.876 de 10 de setembro de 2001.
Art. 23 - A associação que deixar de comparecer a qualquer partida do campeonato (WO), sofrerá sanções de competência da Justiça Desportiva.
Art. 24 - As bolas a serem utilizadas serão da marca TOPPER, no modelo oficial definido para o campeonato.
Art. 25 - Fica proibida a participação dos nossos filiados, em qualquer outra competição destas categorias, de acordo com o estatuto da entidade, salvo se previamente autorizado.
Art. 26 - Técnica e disciplinarmente, o Campeonato Paulista de Futebol será regido pelas Regras do Jogo da Internacional Football Association Board, publicada pela FIFA, pelos dispositivos do Código Brasileiro Disciplinar vigente, pelas Leis 9.615/98 e 10.671/2003, ou ainda, outras que sejam instituídas.
Art. 27 - O Departamento Técnico da FPF elaborará instruções específicas no que concerne à entrega de troféus e medalhas do Campeonato.
§1º - Ao clube vencedor será entregue o troféu de “CAMPEÃO” e, ao segundo colocado o troféu de “VICE-CAMPEÃO”.
§2º - Aos atletas campeões e vice-campeões, bem como aos componentes das comissões técnicas dos clubes, serão entregues individual e pessoalmente, medalhas de ouro e prata respectivamente.
Art. 28 - Os casos não previstos no presente regulamento, assim como à sua interpretação, serão resolvidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol Profissional do Estado de São Paulo.
Art. 29 - Em casos de litígio na área cível e desportiva, desde que não seja de competência do TJDSP, entre associações ou entre estes e a entidade de administração do campeonato, a lide será resolvida por arbitragem, desde já nomeado como órgão arbitral a ABAR - Associação Brasileira de Arbitragem na forma de seu regulamento, de acordo com o que preconizam as normas da FIFA.
São Paulo, 04 de junho de 2008.
Departamento Técnico
Federação Paulista de Futebol.
ADEQUAÇÃO DO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL - SUB 20 - PRIMEIRA DIVISÃO - 2008
Tendo em vista a desistência do Clube Atlético Linense da cidade de Lins, de participar da competição, alterar o Grupo abaixo, incluindo o Botafogo Futebol Clube da cidade de Ribeirão Preto, em substituição à equipe desistente:
São Paulo, 06 de junho de 2008.
Departamento Técnico
Federação Paulista de Futebol.