Quinta, 28 mai 2020
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Tupã
Fabiane Bizo Menezes
Presidente
Tupã Futebol Clube
História

No dia 8 de fevereiro de 1936, um grupo de 30 pessoas se reuniu à noite numa congregação para definir os detalhes da criação de um time de futebol para a cidade de Tupã. O nome acabou sendo escolhido como Tupã Futebol Clube. Antônio Caran, o dono do local onde se realizou a reunião, foi nomeado presidente, enquanto Tobias Rodrigues desenhou o uniforme nas cores vermelha, preta e branca. Vergilio Pereira de Araújo encarregou-se de escolher o local do estádio, que nada mais era que um campinho cercado de árvores nobres e plantações de café.

O Tupã tem em sua história partidas memoráveis, como, por exemplo, em 1948, quando a equipe do Santos viajou 10 horas até a cidade e perdeu por 3 a 2. Em 1950, mais uma contundente vitória sobre o time santista por 4 a 2. Em 1954, o time ficou com o vice-campeonato da Copa Anchieta, equivalente à Segunda Divisão da época.

Nessa época, sob a administração do prefeito Alonso Pereira de Carvalho, houve uma série de melhorias no estádio, propiciando o ingresso do time no futebol profissional. Alambrados, muretas e arquibancadas, na época de madeira, deram um ar diferente à nova casa do Tupã. Mas a grande novidade foi no fim da década de 70, quando foram instalados refletores de alta projeção, uma nova arquibancada de concreto, alojamentos, um refeitório e o Portão Monumental, com mais de 20 metros de altura.

O novo estádio Alonso Carvalho Braga, hoje conhecido como Alonsão tem capacidade para 10 mil espectadores e recebeu grandes jogos, como os clássicos regionais contra o Marília e o Araçatuba.

Em 2013, o Tupã conquistou, com uma rodada de antecedência, o sonhado acesso à Série A3 do Campeonato Paulista, para a festa da torcida que estava em peso no estádio.

Com uma campanha regular, a equipe se manteve na divisão em 2014, fato que não conseguiu repetir em 2015, quando amargou o descenso.

Ficha Técnica
Tupã
Endereço
Rua Chavantes, s/n CEP 17600-430 Telefone: 14 3441 7266
WEb site oficial
www.tupafc.com
Fundação
08/02/1936
Mascote

Para um time que se chama Tupã Futebol Clube, em homenagem à sua cidade, nada mais normal que a sua mascote seja um Índio. O Tupã é uma das equipes mais participantes do Interior do Estado. Desde a sua fundação disputou as diversas divisões do campeonato paulista por mais de 50 vezes. Nesse período, seu escudo sofreu alterações. Em 1998, ganhou um trovão, simbolizando o deus Tupã. Em 2000, foi colocada uma representação de um rosto indígena no centro do escudo, depois voltou à sua origem, similar ao do São Paulo, mas mantendo o índio como símbolo e mascote.