Segunda, 25 out 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Paulínia FC
Fábio Ricardo Brusco
Presidente
Paulínia Futebol Clube
História

O Paulínia Futebol Clube foi fundado em 10 de junho de 2004 por Francisco Almeida Bonavita Barros, com a colaboração de cerca de quarenta outros sócios. Em 17 de dezembro do mesmo ano, o clube teve sua filiação regularizada na Federação Paulista de Futebol. Antes de chegar à fundação do time profissional, o clube adotou uma postura importante para seu desenvolvimento: investir primeiro nas categorias de base. Assim, as atividades do clube tiveram início em março de 2005 com 60 garotos da equipe Sub 13.

 

Ainda em 2005, a agremiação preparou a primeira equipe Sub 20, que representou a cidade de Paulínia nos Jogos Regionais de Araras. Apesar do pouco tempo de treinamento, conquistou o quinto lugar.

 

No ano seguinte o Paulínia desenvolveu ainda mais as categorias de base, passando a contar com 150 jogadores distribuídos em 5 categorias: Sub 12, Sub 13, Sub 14, Sub 15 e Sub 17. Após uma preparação de apenas três meses, o time estreou nos Campeonatos Paulistas Sub 15 e Sub 17 da Federação Paulista de Futebol.

 

No ano de 2007, o Paulínia passou pela primeira grande mudança em sua administração. O então presidente Francisco Almeida Bonavita Barros pediu afastamento do clube para assumir a presidência da Câmara Municipal de Paulínia, dando lugar ao advogado Fabio de Paula Valadão, que passou a comandar o clube como presidente.

 

Naquele ano, a equipe contava com cerca de 40 profissionais trabalhando na formação de mais de 650 garotos, entre 6 e 19 anos. A maior novidade de 2007 foi a estréia do time Sub 20 no Campeonato Paulista da Segunda Divisão da categoria, quando foi eliminado na segunda fase. Ao final de 2007, o bom desempenho nas competições das categorias de base colocou o Paulínia mais uma vez entre os melhores clubes formadores de atletas do estado. As equipes Sub 12, Sub 13 e Sub 15 ficaram entre as quatro mais bem colocadas do estado, enquanto as demais categorias apresentaram bom desempenho ao longo do ano, superando as expectativas até mesmo do departamento de futebol.

 

No início de 2008, o Paulínia entrou em campo logo em janeiro, participando da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, da qual foi clube-sede. Este também foi o ano da estreia da equipe profissional, que em menos de quatro anos de existência teve sua primeira participação na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, no qual foi eliminado na segunda fase, após superar adversários tradicionais como o Velo Clube de Rio Claro.

Ficha Técnica
Paulínia FC
Endereço
Rua Javaés, 135 CEP 13140-000 Telefone: 19 - 3933-2441
WEb site oficial
www.pauliniafc.com.br
Fundação
10/06/2004
Estádio Mandante
Paulínia
Mascote

                                             

A mascote do Paulínia Futebol Clube nasceu do desejo da diretoria e do departamento de marketing do clube de ter um animal que representasse a cidade, mostrasse força, tivesse a simpatia dos adultos e, principalmente, de crianças e jovens. A agência de marketing esportivo Planeta Esporte trabalhou esses elementos, dando vida ao dinossauro Dino Paulino. Paulínia é famosa pelos negócios em torno do pólo petroquímico, atividade econômica que impulsionou o desenvolvimento da cidade. Como o petróleo vem dos fósseis, o clube teve a idéia de adotar um dinossauro como mascote. O nome Paulino foi dado em homenagem ao fundador da cidade, José Paulino. De acordo com a diretoria do clube, Dino é um Tiranossauro Rex, o mais temido dinossauro carnívoro.