Sexta, 27 mai 2022
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Grêmio Barueri
Rafael Roberto Duarte
Presidente
Grêmio Barueri Futebol Ltda
História

Formado para a disputa de vários esportes (do basquete à ginástica artística), o Grêmio Prudente Futebol Ltda. nasceu como Grêmio Barueri Futebol Ltda., conseguindo sua primeira façanha no futebol 12 anos depois de sua fundação, em 1989. Foi em 2001, ainda com o nome de Roma, que a equipe ficou com o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao derrotar o São Paulo nos pênaltis depois de empatar no tempo normal por 4 a 4.

O Barueri chegou ao futebol profissional participando da Segunda Divisão pela Série B3, quando ficou em 14º lugar. O profissionalismo só foi possível através do trabalho desenvolvido a partir do ano 2000, quando foi formada uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da cidade e também com a Incorporativa Roma.

A partir daí, a equipe só subiu. Em 2003, o time de futebol ficou em terceiro na Série B3, sendo convidado para a B2 pela Federação Paulista de Futebol (saíram os times B da Portuguesa e da Ponte Preta), quando foi vice-campeão. No ano seguinte, o Barueri estava na B1, visando a Série A3 (a disputa era por uma das quatro vagas), lugar que alcançou em 2005, quando foi campeão com o empate por 1 a 1 com o Palmeiras B na final. Em 2006 disputou a Série A2 e com a vitória por 4 a 1 diante do Sertãozinho alcançou vaga para disputar a Série A1 em 2007, quando ficou em 16º lugar na classificação. Em 2008 e 2009 terminou o Campeonato Paulista na 6ª e na 8ª posições, respectivamente.

Nas competições nacionais, a trajetória do clube também é de muito sucesso. No ano de 2006, o time fez sua estreia em torneios nacionais e conseguiu um bom resultado: a quarta colocação do Campeonato Brasileiro da Série C, ganhando o direito a disputar uma divisão acima no ano seguinte. Em 2008, mais um triunfo: outro quarto lugar na Série B, que deu ao clube de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A de 2009, no qual encerrou sua participação na 11ª colocação.

Em 2010, o clube se mudou para Presidente Prudente. Com a mudança de sede, veio também a alteração no nome e assim a equipe passou a ser chamada de Grêmio Prudente. Neste ano, o clube foi semifinalista do Campeonato Paulista, sendo eliminado pelo Santo André, mas acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Um ano mais tarde, a equipe retornou novamente sua sede para Barueri com o nome de Grêmio Barueri. A temporada foi bem abaixo das expectativas, e o clube foi rebaixado para o Campeonato Paulista da Série A2 e não conquistou o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A.

Já em 2012, nova decepção, com a eliminação precoce no estadual e o fim das chances de retornar para a elite paulista, além do rebaixamento para a Série C nacional.

Em 2013, mais uma vez a equipe foi mal. A equipe escapou do rebaixamento no estadual somente na última rodada, mas acabou caindo para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Já em 2014, o time não se segurou na Série A2 e amargou mais uma queda, dessa vez para a Série A3 do Campeonato Paulista de 2015. Pela Copa do Brasil, a equipe caiu na segunda fase. Já na Série D, não fez boa campanha e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase.

Fora das competições nacionais em 2015, o clube se manteve na Série A3 e volta a disputa da Copa Paulista.

Ficha Técnica
Grêmio Barueri
Endereço
Rua José Augusto de Camargo, nº 206 - Vila São Jorge - Centro - Barueri/SP - CEP.: 06401-170. Telefone: 11 4198-8827
WEb site oficial
www.baruerioficial.com.br
Fundação
26/03/1989
Mascote

O Mascote do clube é uma abelha. A ideia da abelha é expressar simplicidade, trabalho em equipe, força em conjunto e produção de riqueza. Uma abelha sozinha parece ser pequena e fácil de ser dominada. Porém, várias abelhas quando atuam em grupo tornam-se fortes capazes de surpreender e de derrubar um grande animal, até mesmo um homem.

Esse mascote foi pensado de uma forma única, criativa, pois no futebol brasileiro, pouquíssimos times adotam a Abelha como mascote. Além disso, a abelha produz mel, um produto altamente saudável e de grande valor econômico. A abelha se defende por um ferrão e sua picada pode incomodar muito.

Várias picadas podem levar o adversário à nocaute!