Quinta, 13 ago 2020
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Rio Claro
Luiz Antonio Balbo Pereira
Presidente
Rio Claro Futebol Clube
História

 

No passado, o clube era conhecido como “Aguinha”, por ter o estádio ao lado do córrego do Servidão (que dividia a cidade e hoje está canalizado, sob a maior avenida de Rio Claro, a Visconde do Rio Claro).

 

O início de um novo estádio foi em 1931 e, em 1973, a prefeitura inaugurou o estádio Dr. Álvaro Perin, agora conhecido por Dr. Augusto Schmidt Filho.

 

Uma curiosidade: o time de futebol de Rio Claro, primeiro a ter iluminação em seu estádio, em 1946, foi também um dos primeiros do interior paulista a viajar de avião: voou para Sorocaba, em 1947, para enfrentar o Votorantim.

 

A virada do século foi marcante para o clube, que passou a ter uma série de acessos, todos eles comandados pelo técnico Paulo Roberto dos Santos. Em 2001, foi vice-campeão da Série B2 do Campeonato Paulista. No ano seguinte, na Série B1, a equipe conquistou o título da competição e subiu para a Série A3.

 

O clube deu mais um passo adiante quando, em 2005, subiu da Série A3 para a Série A2. Ainda naquele ano, foi vice-campeão da Copa Paulista. Mantendo a base da equipe, disputou a Série A2 em 2006 e conquistou o inédito acesso para a Série A1.

 

Em sua primeia participação na elite, o time terminou o Campeonato Paulista de 2007 em 12º lugar, garantindo uma vaga na Série C do Campeoanto Brasileiro daquele ano.

 

Porém, em 2008, parte da cidade de Rio Claro sofreu com mais um rebaixamento da equipe. Com a 20ª e última colocação no Campeonato Paulista da Série A1 o Rio Claro não pode evitar o descenso.

 

Em 2009 a equipe completou 100 anos. No ano do centenário, o time comandado por Karmino Colombini fez uma ótima campanha e novamente chegou ao acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista de 2010.

 

De volta à elite, as coisas não andaram como eram esperadas no clube e o 17º lugar no Campeonato Paulista 2010 culminou com o novo rebaixamento do time para a Série A2 do Paulistão do ano de 2011.

 

Com campanhas apenas razoáveis em 2011 e 2012, o Ro Claro não conseguiu votlar para a Série A1, mas, ao menos, também evitou o rebaixamento.

 

Em 2013 a equipe teve a volta do técnico Paulo Roberto e com uma campanha história foi vice-campeão da Série A2, retornando para a elite do futebol paulista.

 

Sob o comando de Fahel Júnior, a equipe fez uma boa campanha em 2014, não correndo riscos de rebaixamento. Em 2015, o clube se consolidou na elite estadual e garantiu a permanência mais uma vez. Em 2016, pela primeira vez na história, o Rio Claro disputará pela terceira vez seguida a Série A1 do Campeonato Paulista.

Ficha Técnica
Rio Claro
Endereço
Rua 11, 122BE - Bairro do Estádio - CEP 13501-280 Telefone: 19 3532 6863
WEb site oficial
www.rioclarofc.com.br
Fundação
09/05/1909
Estádio Mandante
Schimitão
Rio Claro
Mascote

Uma verdadeira disputa na cidade originou a escolha do mascote do Rio Claro FC, conhecido como Azulão.

Durante os anos 40, era comum o uso do "GALO" como mascote para os clubes de futebol em referência aos “galos de rinha”, popularmente conhecidos como “galos de briga” que, via de regra, apresentavam garra e fibra por questão de sobrevivência durante as brigas (rinhas), sob os interesses de vultuosas apostas de seus donos e seguidores.

Em Rio Claro, a rivalidade é tão grande que o Rio Claro FC, na época, elegeu como mascote o “Galo Azul” devido às nossas cores oficiais, Azul e Branco e o rival o Galo Vermelho, também devido às suas cores.