Quarta, 18 set 2019
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Guaratinguetá
Edinilson de Araujo Carneiro
Presidente
Guaratinguetá Futebol EIRELI
História

O clube foi fundado Guaratinguetá Esporte Clube é um clube empresa fundado em 01 de outubro de 1998. A equipe disputou a primeira competição profissional em 2000, no extinto Campeonato Paulista da Série B2, e no ano seguinte, conquistou o acesso para o Paulista da Série B1.

A boa fase continuou em 2002 e, com o vice-campeonato, chegou à Série A3. Em 2004, o clube mudou de nome para Guaratinguetá Futebol Ltda, tornando-se o primeiro clube brasileiro a ser formalmente uma empresa privada desportiva, com gestão completamente profissionalizada.

Assim, uma nova realidade chegou e faz parte da história do clube. A profissionalização rendeu ao time mais um acesso, desta vez para a Série A2, em 2005. Um ano depois a equipe do Vale do Paraíba alcançou o topo, garantindo vaga no Campeonato Paulista da Série A1.

Pela primeira vez brigando com os grandes clubes de São Paulo, o Guaratinguetá fez bonito e conquistou o título do Torneio do Interior, ao derrotar o Noroeste, em Bauru.

Superando as expectativas, em 2008, fez a melhor campanha na primeira fase do Paulistão, garantindo-se na semifinal, na Série C do Campeonato Brasileiro e uma vaga na Copa do Brasil de 2009. Reorganizado para 2009, a agremiação conquistou seu espaço na Série B nacional.

Diante das conquistas e sucessos consecutivos, no final de 2010, o clube recebeu convite para se transferir de Guaratinguetá, cidade sede, para Americana, viabilizando novas oportunidades comerciais e maior estabilidade de estruturas.

Com o nome de Americana Futebol Ltda., o clube fez uma campanha razoável no torneio estadual - 12º lugar - e uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, terminando em oitavo.

Em 2012, o time voltou à cidade de origem e a usar o nome Guaratinguetá Futebol Ltda. Em campo, porém, os resultados não foram os esperados. Na Série A1, o clube foi rebaixado após ficar em 18º lugar. Na Série B, a história quase se repetiu, mas na rodada final a equipe se salvou, conseguindo terminar o torneio na 16ª colocação.

De volta à Série A2 do Campeonato Paulista na temporada de 2013, o time conseguiu a classificação na primeira fase. No quadrangular de acesso teve um bom início, mas com duas derrotas nos últimos jogos, deixou escapar a chance de voltar para a elite paulista.

Em 2014, o Guaratinguetá esteve próximo do descenso e terminou a competição estadual na 15ª colocação, somando 21 pontos, somente quatro acima do primeiro clube na zona de rebaixamento, o Grêmio Barueri. O clube do Vale do Paraíba manteve o rendimento abaixo do esperado também na Série C do Campeonato Brasileiro, e beirou a zona do rebaixamento durante grande parte do torneio, mas conseguiu assegurar seu lugar na divisão para a temporada seguinte.

Já no ano de 2015, o Guaratinguetá amargou o rebaixamento à Série A3 do Campeonato Paulista, com apenas três pontos conquistados em 19 rodadas disputadas.

Ficha Técnica
Guaratinguetá
Endereço
Praça Mario Ceciliano Monteiro dos Santos s/n , Vila Paraíba - Cep: 12515-235 Telefone: (12) 3013-1889 (12) 3013-1883
WEb site oficial
www.guarafutebol.com.br
Fundação
01/10/1998
Mascote

De origem tupi, a palavra "Guaratinguetá" significa "muitas garças", através da junção dos termos gûyrá ("pássaro"), ting ("branco") e etá ("muitos").

Recebeu esse nome pela grande quantidade de garças existentes nos domínios do município, então o mascote do time da cidade não poderia ser outro.

 

A Garça é um animal inteligente, que vive em grupo e suas características representam sua enorme e apaixonada torcida.Seu semblante transmite força, determinação e busca atingir seus objetivos com muita bravura e graça.