Domingo, 17 out 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Rio Preto
José Eduardo Rodrigues
Presidente
Rio Preto Esporte Clube
História

No dia 21 de abril de 1919 era fundado o Rio Preto Esporte Clube, por um grupo de jovens: Atílio Onibeni, Francisco de Almeida Viegas (Pacheco), Gabriel Camarero, Francisco Laurito, José Bueno (Juca Bueno), João Jorge (João da Pinta), Francisco Fusco e José Zanirato, o Bepe.

 

Existia, na ocasião, na cidade de São José do Rio Preto, uma agremiação conhecida apenas por Esporte Clube, composta por elementos ligados às firmas comerciais de São José do Rio Preto. Uma fusão dos dois clubes originou o Rio Preto Esporte Clube.

 

A primeira apresentação do Rio Preto foi contra o Clube Atlético Imperial, da cidade de Taquaritinga. A equipe do Rio Preto, em seu primeiro jogo, contou com jogadores oriundos de São José do Rio Preto: Zé Capoeira, Paschoal Gignardi, Zeca, Maria, Tango, Borocha, Campineiro, Marcondes, Luiz dos Santos, Pacheco e Orlando da Valle.

 

Depois da primeira apresentação, mesmo tendo sido derrotado, os convites para exibições não paravam de chegar. O primeiro gol do Rio Preto Esporte Clube foi anotado por Francisco de Almeida Viegas, mais conhecido por Pacheco. Somente no ano de 1963 veio o primeiro título, de campeão da 2ª Divisão de Profissionais da Federação Paulista de Futebol.

                                        

No dia 21 de Abril de 1968, o novo estádio do Rio Preto era inaugurado. Um projeto arrojado, com capacidade para 35 mil pessoas, e, devido à colaboração importante na sua construção pela Família Haddad, ganhou o nome de Estádio Anísio Haddad.
 

Em 1994, o Rio Preto foi vice-campeão da 1ª Divisão de Profissionais da Série A3 e subiu para a Série A2. Um dos títulos mais importantes da história do clube veio em 1999, quando a equipe venceu a Série A3 do Campeonato Paulista.

 

No ano de 2006, o Rio Preto ficou muito próximo de conseguir um lugar na elite do futebol paulista. A equipe chegou à segunda fase do Campeonato Paulista da Série A2, mas terminou na quarta colocação do seu grupo e não conseguiu o acesso.

 

Contudo, no Campeonato Paulista da Série A2 de 2007, o Rio Preto realizou uma excelente campanha na primeira fase, conseguindo o terceiro lugar na tabela, com 34 pontos. Depois, nas semifinais, a equipe conseguiu terminar no primeiro lugar do Grupo 03 e, assim, além do acesso, também garantiu um lugar na decisão do campeonato. Na final, o Rio Preto foi superado pela Portuguesa e ficou com o vice-campeonato da Série A2, obtendo acesso a Série A1.

Na temporada 2008, a expectativa era grande, já que o Rio Preto estava na elite do futebol paulista pela primeira vez em sua história. Entretanto, a equipe não conseguiu realizar uma boa campanha no Campeonato Paulista da Série A1 e acabou rebaixada.
 

Em 2009, após um ótimo início no Campeonato Paulista da Série A2, o Rio Preto não conseguiu manter a boa sequência de resultados e terminou a competição na 13ª colocação, com 23 pontos, em campanha ainda melhor que a de 2010, quando o clube ficou apenas na 16ª colocação.

No ano seguinte o Rio Preto fez uma grande campanha, se classificando em segundo do seu grupo. No quadrangular de acesso, porém, a equipe foi superada por Guarani e Comercial e não conseguiu voltar à elite.

Em 2012 o Rio Preto acabou tendo uma campanha abaixo da média na Série A2 e foi rebaixado. Na Série A3 2013, o time de São José do Rio Preto lutou pela classificação até a rodada final da primeira fase, mas acabou em 10º lugar.


Em 2016, a equipe, com uma bela campanha, conquistou o acesso para o Paulista A2. Em 2017, a equipe não foi tão bem e acabou sendo rebaixada para o Paulista A3.

O Rio Preto EC vive dias de glória dentro e fora dos gramados. Desde 2014, o clube retomou o seu caminho de reconstrução administrativa. Nessa nova fase o empresário Suélio Ribeiro presidiu o clube até 2017 e então assumiu José Eduardo Rodrigues, Conselheiro há mais de 40 anos do Clube que, comandará o Clube até 2019.

A nova direção fez diversas melhorias no estádio e ao seu entorno, como a construção de um novo Centro de Treinamento, novos alojamentos para a base, criação da TV Jacaré, academia de última geração, e ganhou títulos dentro de campo. O futebol feminino do clube é um dos mais respeitados do país, sendo bicampeão Paulista e campeão Brasileiro e o estádio Anísio Haddad é referência hoje no Estado, todo reformado com banheiros em granito, acomodações e camarotes com ar condicionado, tendo recebido grandes jogos, de Palmeiras e São Paulo e sediado a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Ficha Técnica
Rio Preto
Endereço
Avenida Anísio Haddad, 6188 - Jardim Universitário- CEP 15093-000 Telefone: 17 - 32266889 / 32167335
WEb site oficial
www.riopretoesporteclube.com.br
Fundação
21/04/1919
Mascote

A mascote do Rio Preto é uma das mais simpáticas entre todos os clubes do interior paulista. O jacaré foi adotado a partir de um concurso realizado pelo clube no ano de 1968. Até aquele ano, o clube mais antigo da cidade de São José do Rio Preto, fundado em 1919, era conhecido por sua torcida como "glorioso".

O pintor Cláudio Malagoly, autor da mascote do Rio Preto, deve ter se inspirado nas versões da população, acostumada a ver jacarés pelas margens do Rio Preto, que corta a cidade. A escolha do bicho ganhou o adendo de "Couro Duro do Oeste Paulista".