Sábado, 16 jan 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Bandeirante
Celso Luiz Aguiar
Presidente
Bandeirante Esporte Clube
História

 

Fundado no dia 11 de março de 1923, o Bandeirante Esporte Clube foi o primeiro representante da cidade de Birigui a disputar uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol. Entretanto, isso aconteceu apenas duas décadas depois de seu surgimento, em 1948, quando esteve disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O clube participou também dos torneios de 1950 e 1952, e, depois disso, permaneceu por dez temporadas licenciado.

 

O retorno, em 1963, foi gratificante: campeão do Paulista da Terceira Divisão e o acesso para a “Segundona” (atual Série A3). Entretanto, o clube esteve em apenas quatro edições da competição, já que em 1968 novamente pediu licença à FPF. Em 1972, o clube voltou às competições profissionais, ainda na Segunda Divisão, mas entre 1978 e 1981 disputou a “Terceirona”, quando conseguiu o acesso.

 

Em 1986, o Bandeirante chegou à sua maior conquista até então: campeão do Paulista da Segunda Divisão e, automaticamente, conquistou o direito de disputar no ano seguinte a Primeira Divisão,  tornando-se um dos poucos times do estado a disputar todas as divisões de campeonatos profissionais. Porém, a permanência do BEC na elite do futebol paulista não durou: no mesmo ano, foi rebaixado para a então Divisão Especial (nome que recebeu a antiga Segunda Divisão e atual Série A2).

 

Com a chegada da década de 90, a equipe foi oscilando acessos e rebaixamentos, variando entre a Série A2 e a Série A3. Na Série A3, permaneceu entre 1996 e 2001, quando conseguiu subir novamente à Série A2. Nesse mesmo ano, o Bandeirante teve mais uma conquista, a da Copa do Interior, que teve o nome alterado anos depois para Copa Federação Paulista de Futebol.

 

O ano de 2003 foi dramático dentro dos gramados. O Bandeirante passou boa parte do campeonato nas últimas colocações, mas em uma arrancada inesperada e comandada pelo técnico Varlei de Carvalho, o time ressurgiu das cinzas e no último jogo garantiu sua permanência na Série A2.

O Bandeirante permaneceu na Série A2 até o ano de 2008, quando terminou a competição no 17º lugar e, assim, foi rebaixado à Série A3. No último jogo da competição, a equipe perdeu para a Ferroviária, em Birigui, e se despediu da Série A2.

Em 2009, o Bandeirante chegou a brigar pela classificação, mas também esteve perto da zona do rebaixamento. Terminou na 14ª colocação, e, desta forma, disputará a Série A3 na temporada 2010.

Ficha Técnica
Bandeirante
Endereço
Av.: Antônio da Silva Nunes, 1500 - Jd. São Conrado - Birigui/SP - CEP.: 16201-106 Telefone: 18 3641 2418
WEb site oficial
www.bandeiranteec.com.br
Fundação
11/03/1923
Estádio Mandante
Pedrão
Birigui
Mascote

No passado, a equipe do Bandeirante fez uma excursão jogando contra os times das cidades existentes ao longo da ferrovia Noroeste do Brasil. Ganhou todas. Além de não perder, sequer empatou uma só partida. Seus próprios adversários passaram então a chamá-lo de o "Leão da Noroeste", que passou a ser adotado como mascote do time.