Sexta, 19 jul 2019
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

União São João
José Mario Pavan
Presidente
União São João Esporte Clube
História

 

O União São João Esporte Clube, time da cidade de Araras, foi fundado no ano de 1981 pelo empresário Hermínio Ometto, mas sua história começou muito antes. Com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João de Araras, o clube, fundado em 8 de janeiro de 1953, disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista entre os anos de 1961 e 1964. Nessa época, o proprietário da Usina São João, Hermínio Ometto, propôs uma fusão com os outros dois times da cidade: o Ararense e o Comercial. Porém, por conta da rivalidade entre ambos, a fusão acabou não acontecendo.

 

Apenas 20 depois, Ometto conseguiu concretizar seu sonho, quando fundou, com apoio de um grupo de funcionários da Usina São João, em Araras, no dia 14 de janeiro de 1981, o União São João Esporte Clube, como é conhecido hoje. Nesse mesmo ano, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

 

O União São João conquistou seu primeiro título em 1987, ao vencer o São José por 1 a 0 no Campeonato Paulista da Série A2. Em 1988, garantiu o segundo título: o Campeonato Brasileiro da Série C e, no dia 18 de maio do mesmo ano, o clube inaugurou o Estádio Hermínio Ometto, com capacidade para 16 mil pessoas. Em 1991, venceu a Copa Benedito Teixeira e, em 1992, conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro. Em 1994, sob o amparo da Lei Zico,o União São João se transformou em empresa, remunerando seus diretores e trabalhando em regime profissional.

 

Mesmo com o rebaixamento do ano seguinte, conseguiu retornar aos grandes campeonatos em 1996, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B. Entretanto, o clube acabou sendo rebaixado novamente no ano seguinte. Em 2004, a equipe teve outro descenso na competição nacional, desta vez para a terceira divisão. Na competição estadual, o União São João conseguiu manter-se na elite até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2.

Neste período fez boas campanhas em todos os anos, deixando o acesso à elite escapar por pouco. Em 2006, ficou um ponto atrás do Guaratinguetá na fase decisiva. Após ter a segunda melhor campanha na primeira fase de 2007, sucumbiu na reta final, assim como em 2008, 2009 e 2010, quando fez a melhor campanha da primeira fase e mais uma vez não conquistou o acesso.

Na temporada 2011, o União São João não obteve sucesso no estadual, ficando na quinta colocação e não conseguindo a classificação devido aos critérios técnicos do torneio. No segundo semestre, a equipe de Araras disputou a Copa Paulista, mas numa campanha ruim o União São João ficou na última colocação do seu grupo.

Em 2012, o União São João escreveu um dos mais tristes capítulos da sua história. Após inicio ruim no estadual da Série A2, a equipe de Araras não conseguiu se recuperar no torneio e terminou a competição na 19ª colocação, culminando assim, com rebaixamento para a Série A3.

 

A temporada de 2013 não foi melhor e após fazer a pior campanha na Série A3 acabou sendo rebaixado mais uma vez.

Ficha Técnica
União São João
Endereço
Avenida Ferdinando Pietro Pavan, 123 - CEP 13606-020 Telefone: (19) 3542-0449
WEb site oficial
www.uniaosaojoao.com
Fundação
14/01/1981
Mascote

A mascote do União São João não poderia ser outra. A cidade de Araras foi batizada assim por causa da grande quantidade deste pássaro existente às margens dos rios e bosques da região, desde sua formação na segunda metade do Século XIX.

O União São João fez seu vôo maior no ano de 1996, quando conquistou o título mais importante de sua história: Campeão Brasileiro da Série B. O importante título surgiu dois anos depois do clube de Araras tornar-se o primeiro clube-empresa do Brasil.

A estrutura invejável das categorias de base faz lembrar do ano de 1992, quando o Brasil ganhou de presente a maior revelação formada no Centro de Treinamento do União: o lateral-esquerdo Roberto Carlos.