Sábado, 27 fev 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Água Santa
Paulo Sirqueira Korek Farias
Presidente
Esporte Clube Água Santa
História

O Esporte Clube Água Santa foi fundado em 27 de outubro de 1981 na cidade de Diadema, criado pelas mãos de migrantes nortistas, nordestinos e mineiros que vindos para estas paragens à busca de trabalho, tinham no futebol sua única forma de lazer em uma cidade à época conhecida pela alta taxa de densidade demográfica e pela violência. Nos poucos campos existentes em Diadema, o Esporte Clube Água Santa construiu sua história de glorias disputando e vencendo degrau a degrau as categorias de acesso no município, posteriormente na região do ABCDMRR e por último no estado de São Paulo, como podemos ver a seguir.

2000 – Campeão da 3ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2001 – Campeão da 2ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2002 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2003 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2004 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2005 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2006 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2008 – Vice-campeão Copa Uniligas - ABCD
2009 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema, 2010 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2011 - Campeão da Divisão Especial da Liga de Futebol Amador de Diadema
2013 – Vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista
2014 – Semifinalista da Série A3 e conquista do acesso à Série A2
2015 – Quarto melhor colocado da Série A2 e conquista do acesso à Série A1

Neste período o Água Santa foi construindo dentro dos campos municipais sua fiel torcida, que hoje podemos afirmar, atinge um numero consistente de aproximadamente 10.000 torcedores. Depois de vencer tudo no amador, profissionalizou-se em 08 de Dezembro de 2011, dia especial para todo Diademense, já que nesta data comemora-se o aniversário da cidade e o dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O Esporte Clube Água Santa já teve vestindo sua camisa verdadeiros ícones do futebol brasileiro como Claudecir, Zinho Capixaba, Capitão, Dinei e mais importante ainda, já formou, mesmo não tendo a classificação de “Clube formador” vários atletas em suas fileiras de base como Neilton, hoje no Cruzeiro, e o zagueiro Fábio Ferreira, que atualmente defende o Criciúma.

Representamos hoje o cidadão brasileiro, o cidadão diademense e todos aqueles que se radicaram na cidade de Diadema e encontram-se ligados na construção desta força que é São Paulo, nos mais diversos segmentos do desempenho social, como na construção civil, nas montadoras do ABC, na cultura e agora no esporte. A população diademense lutadora desde sua vinda para nossa região, pela construção de uma cidade de 50 anos de idade, está orgulhosa de ver um filho natural desta caminhada iniciada pelas ruas das Vilas de Conceição, Piraporinha e Eldorado, pelos Emancipadores, representando-a no maior futebol do Brasil, carregando sua bandeira e sua gente, tão orgulhosa de sua cidade.

Com três acessos consecutivos, o Água Santa é a grande sensação do futebol paulista. Estreante na Segunda Divisão no ano de 2013, o clube chegou à final do torneio, mas após vencer o primeiro jogo por 5 a 2, foi derrotado na segunda e decisiva partida por 4 a 0, resultando no vice-campeonato. Mesmo com a segunda colocação, o Água Santa conquistou o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista.

Em 2014, também disputando pela primeira vez a Série A3, a equipe terminou entre os quatros melhores clubes da competição e, novamente, conquistou o acesso, desta vez para a Série A2 do estadual.

No ano de 2015, a expectativa aumentou ainda mais devido às metas atingidas pelos clubes nas temporadas passadas. Em um campeonato muito disputado, um início fora de esperado, e uma recuperação na reta final da competição, o Água Santa terminou no quarto lugar, e garantiu seu lugar na elite do futebol paulista em 2016.

Ficha Técnica
Água Santa
Endereço
Rua Polux, 66- Jd. Inamar- Cep 09970-200 Telefone: 11 22754202
WEb site oficial
www.aguasanta.esp.br
Fundação
27/10/1981
Mascote

Netuno ou Poseidon, filho de Saturno e de Réia logo que nasceu,foi declarado Deus do mar, das ilhas, e todas as águas.

Quando Júpiter, seu irmão, a quem sempre serviu com toda a fidelidade, venceu os Titãs, seus terríveis competidores, Netuno encarcerou-os no Inferno, impedindo-os de tentar novas empreitadas. Ele os mantém por trás do recinto inexpugnável formado por suas ondas e rochedos.

Netuno governa o seu império com uma calma imperturbável. Do fundo do mar em que está sua tranqüila morada, sabe tudo quanto se passa na superfície das ondas. Se por acaso os ventos impetuosos espalham inconsideradamente as vagas sobre as praias, causando injustos naufrágios, Netuno aparece, e com a sua nobre calma e determinação restabelece toda a desordem das tempestades.

As qualidades positivas que ele próprio nos oferece são a inspiração, a intuição sobre a “verdade”, a capacidade de sonhar e transcender a mediocridade dos mortais.

Por ter o Água Santa nascido ao lado da represa Billings e ter a força e determinação digna dos filhos de Netuno, a torcida do E.C. Água Santa escolheu este Deus de força e inteligência como seu simbolo e mascote. Mostrando sempre o perfil vitorioso de nossa agremiação.