Sábado, 31 out 2020
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

São Bernardo
Edgard Montemor Fernandes
Presidente
São Bernardo Futebol Clube Ltda
História

Fundado em 20 de dezembro de 2004, o São Bernardo Futebol Clube recebeu este nome como homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC. Em pouco tempo de existência, o time teve uma ascensão rápida no cenário do futebol estadual. Um ano depois de sua fundação, a equipe deu início aos treinamentos para a disputa dos campeonatos profissionais.

Em 23 de março de 2005, no estádio Municipal de Suzano, a equipe realizou seu primeiro amistoso, contra o ECUS, e o jogo terminou com o placar de 2 a 0 para a equipe visitante. Depois de pouco mais de uma semana, no dia 4 de abril, o clube confirmou sua participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e foi nesta competição que o “Tigre do ABC”, como é conhecido, realizou sua primeira partida oficial.

A estreia foi no dia 16 de abril, contra o AD Guarujá, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, e o resultado foi o empate por 1 a 1. Durante o campeonato, o São Bernardo se destacou e, embora o sonho do título não tenha chegado, a equipe terminou a competição em terceiro lugar, garantindo o acesso à Série A3 em seu primeiro ano como profissional.

Em 2006, o São Bernardo fez uma boa campanha na primeira fase da Série A3 do estadual, classificando-se na primeira posição com 36 pontos conquistados. Entretanto, na segunda fase a equipe não repetiu o desempenho e acabou na oitava colocação. No segundo semestre do mesmo ano, disputou a Copa Federação Paulista de Futebol e conseguiu um bom desempenho, eliminando equipes como Juventus e União São João, mas na semifinal foi derrotado pela Ferroviária, futura campeã da competição.

No ano de 2007, a equipe conseguiu, mais uma vez, classificar-se para a segunda fase da Série A3 do Campeonato Paulista, mas não com a mesma facilidade, já que passou de fase na sexta posição. Porém, assim como no ano anterior, ficou a um passo do acesso. Em 2008, porém, o São Bernardo repetiu a boa campanha, conseguindo desta vez acesso à Série A2 do Campeonato Paulista. Em 2009, terminou a competição em 10º lugar e não passou à segunda fase.

A temporada de 2010 seria de consagração para o clube, pois em uma campanha de recuperação dentro do campeonato, o São Bernardo ficou com a quarta colocação da Série A2 do Campeonato Paulista, conquistando o acesso inédito de um clube de São Bernardo do Campo na elite do futebol estadual.

Porém, em 2011, a equipe não conseguiu repetir a mesma campanha do ano anterior. Terminou a competição na 17ª colocação e foi rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista. Neste mesmo ano o clube usou a Copa Paulista como laboratório, chegou à semifinal, num trabalho que viria a dar resultados mais tarde.

Isso porque em 2012, na disputa da Série A2, a equipe de São Bernardo do Campo chegou ao seu primeiro título na história ao derrotar o União Barbarense, garantindo assim o retorno à elite do futebol paulista e de quebra a vaga inédita na disputa da Copa do Brasil em 2013.

Na competição nacional, o clube avançou até a segunda fase após eliminar o tradicional Paraná Clube. O Criciúma, integrante da principal divisão nacional na temporada, foi o responsável por eliminar a equipe paulista após dois jogos acirrados. Já no Paulistão, o clube patinou, mas chegou a lutar por uma vaga na Série D e pela primeira vez na história, se manteve na elite.

Em 2014 o São Bernardo quase conseguiu um feito inédito, a vaga na próxima fase do Paulistão, visto que ficou na terceira colocação do Grupo C, com 23 pontos, apenas um a menos que a Ponte Preta, que avançou no torneio e perdeu para o Santos nas quartas de final, por 4 a 0. Na Copa Paulista deste mesmo ano o time decepcionou, visto que era o atual campeão e foi eliminado na primeira fase do torneio. Repetindo o final do ano de 2014, a temporada de 2015 do Paulistão fez o São Bernardo correr sérios riscos de rebaixamento para a Série A2, uma vez que ficou na lanterna do Grupo 01, com 18 pontos a três do Z4 na classificação geral.

Ficha Técnica
São Bernardo
Endereço
Rua Benedito Luiz Rodrigues, 277 – CEP: 09770-590 - JD. Wallace Simonsen Telefone: 11 4330-8155/11 4330-8074
WEb site oficial
www.saobernardofc.com.br
Fundação
20/12/2004
Mascote

Se o clube mais antigo da região, o Esporte Clube São Bernardo, tinha como mascote o cão com o nome da cidade, o São Bernardo Futebol Clube resolveu adotar uma mascote muito mais valente e feroz. O Tigre de São Bernardo nasceu forte, no final de 2004, com os mesmos instintos do animal que carrega como mascote.