Domingo, 25 out 2020
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Andradina
Sidinei Giron
Presidente
Andradina Esporte Clube
História

 

Embora a cidade de Araçatuba tivesse um representante no futebol profissional a partir de 1972, com a fundação da Associação Esportiva Araçatuba, em 2002, no dia 05 de outubro, um novo clube surgiu com o principal objetivo de disputar campeonatos oficiais.  A meta dos fundadores do Atlético Esportivo Araçatuba era manter, além de uma equipe em competições profissionais, o Projeto Gol de Placa, que atende crianças e adolescentes carentes da cidade. Com isso, o clube também encontrou um meio de revelar novos talentos e conquistar novos adeptos.

Durante seus primeiros anos, o Atlético, como muitos outros clubes, não disputou competições oficiais no futebol de campo por falta de recursos, concentrando-se em torneios de outras modalidades esportivas, como o futsal. Em 2005, com o auxílio da prefeitura municipal, a agremiação conseguiu filiar-se à Federação Paulista de Futebol e participou de sua primeira competição profissional, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, no qual permanece até hoje.

No ano de 2006, o Atlético Araçatuba ficou muito perto de conseguir a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista – Segunda Divisão. Com uma campanha de seis vitórias, três empates e três derrotas, a equipe ficou a apenas um ponto do Oeste Paulista, terceiro colocado do Grupo 01. Na última rodada, perdeu por 4 a 1 para o Penapolense e, assim, acabou eliminado da competição.

Em 2007, o clube realizou uma ótima campanha na primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, quando conseguiu oito vitórias, cinco empates, e perdeu, apenas, uma vez. Desta forma, se classificou à segunda etapa da competição. Contudo, após outra boa campanha na segunda fase, o Atlético Araçatuba, na última rodada, sofreu uma goleada diante da Itapirense, por 5 a 1, e foi eliminado do torneio.

Com uma campanha irrepreensível na primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2008 – quando a equipe terminou invicta a primeira fase (9 vitórias e um empate) –,  mais uma vez o Atlético Araçatuba decepcionou na competição. Na última rodada da segunda fase, o time – atuando em casa – foi derrotado pelo já eliminado Atibaia, por 3 a 2, e desta forma, foi eliminado do torneio. Um empate bastava para o Atlético Araçatuba se classificar para a fase decisiva do Campeonato Paulista.

Na época da profissionalização do clube, seus fundadores sentiram a necessidade de encontrar uma identificação diferente daquela já adotada pela outra agremiação da cidade, a Associação Esportiva Araçatuba (AEA). Ao assistir uma reportagem sobre o tsunami, que atingira a Indonésia e outros países do Oceano Índico, a diretoria acompanhou a luga de tigres que lutavam pela sobrevivência. Com o espírito de renovação sugerido pela ocasião, o clube adotou provisoriamente o tigre no centro de seu escudo e as cores do animal, preto e amarelo, em seu uniforme. As crianças da cidade se apegaram tanto à nova mascote que o tigre ficou em definitivo no distintivo, colorido com as tradicionais cores amarelo e preto.

Ficha Técnica
Andradina
Endereço
Rua Presidente Vargas, s/nº - Estádio Municipal - Centro - CEP: 16901-026
WEb site oficial
Fundação
05/10/2002
Mascote

Andradina já teve dois times no cenário profissional. Nos anos 1940 foi fundado o Andradina EC, que usava uniformes tricolores – branco preto e vermelho. O time chegou a disputar a terceiria divisão estadual na década seguinte. Quem também figurou no futebol profissional na cidade foi o Andradina FC, o Foguete da Noroeste, que chegou a ser campeão da segunda divisão em 1965, e jogou pela última vez há 20 anos e usava branco e azul.