Sábado, 20 jul 2019
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Barcelona
Paulo Sérgio Moura
Presidente
Barcelona Esportivo Capela Ltda
História

 

O Barcelona Esportivo Capela foi criado no dia 20 de janeiro de 2004, no bairro da Capela do Socorro, em São Paulo. A inspiração para seu surgimento, porém, não está apenas no xará famoso da Espanha, e sim em outro clube do bairro, a Sociedade Esportiva Barcelona – esta, sim, fundada em 1999, com base nas cores e no distintivo do clube espanhol.

 

Na fundação, porém, o novo clube da Capela do Socorro não inspirou seu distintivo no gigante catalão, como fez seu irmão mais velho. Desde sua origem, o clube já utilizava um distintivo cortado por uma faixa branca que continha o nome do time: Barcelona. Abaixo desta faixa, quatro listras verticais vermelhas; acima, uma bola de futebol amarela.

 

As cores do Barça, entretanto, serviram de inspiração para o clube paulistano, que estreou no futebol profissional com camisas e calções azuis e meias vermelhas. Na camisa e no calção, há uma listra vertical vermelha, colocada ao lado esquerdo do fardamento e limitada por duas finas faixas amarelas. Porém, em sua primeira competição oficial, o clube não repetiu o sucesso do primo rico da Espanha, parando ainda na primeira fase da extinta Série B-2 do Campeonato Paulista.

 

Com dificuldades financeiras, o clube decidiu deixar o estádio Capelão para jogar em Ibiúna, município vizinho da capital, após uma tentativa frustrada de um acordo com a cidade de Atibaia. Então, em 2005, o clube estreou na reformulada Série B do Paulistão, jogando em uma nova cidade, com uma pequena mudança no distintivo – que passou a contar com o nome da casa nova. A mudança, porém, não trouxe melhor sorte à equipe, lanterna de seu grupo na Segunda Divisão daquele ano.

 

Nos anos seguintes, o Barcelona chegou a alterar algumas vezes seu uniforme, vestindo-se com uma camisa listrada (semelhante ao do Barcelona catalão) e até mesmo tirando a faixa da camisa. Sem obter sucesso, o clube encerrou a parceria com Ibiúna em 2007, afastando-se de competições em 2008. Retornou em 2009 – agora, com o distintivo reformulado, sem o nome da antiga cidade, mas não passou da primeira fase da Segundona.

 

 

Conhecido pelo seu mascote, que é um Elefante, uma homenagem feita a um dos primeiros torcedores do clube, que usava uma camisa listrada com parte da barriga à mostra, o Barcelona disputa desde sua criação o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Ficha Técnica
Barcelona
Endereço
Rua Mário de Azevedo, 350- Vila Santo Antônio- Cep 04811-100 Telefone: 5667-5073
WEb site oficial
Fundação
20/01/2004
Mascote

 

O símbolo do Barcelona, fundado em 2004 na Capela do Socorro, na Capital paulista, é um simpático elefante. Mas sua origem, ao contrário do que se pode imaginar, não é da força que ele representa no reino animal. Na verdade, é uma homenagem a um dos primeiros e mais ilustres torcedores do clube. Envolvido desde a criação, ele era muito querido. Costumava usar uma camisa listrada com parte da barriga à mostra e, além de estar sempre presente, ajudava em tudo que pudesse. Infelizmente, teve sua vida abreviada quando tinha apenas 45 anos. Essa foi a forma que o Barcelona encontrou para eternizar a sua importância no desenvolvimento do time.