Segunda, 25 out 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

ECUS
Jefferson Lago
Presidente
Esporte Clube União Suzano (ECUS)
História

O Esporte Clube União Suzano (ECUS) foi fundado no dia 25 de outubro de 1993. O objetivo principal era o de suprir as necessidades de atletas de Suzano de se filiarem a algum clube para participar de competições de federações em diversas modalidades: futebol, atletismo, handebol, ciclismo, basquete, vôlei e futsal, entre outros.

  

Os fundadores do ECUS são os mesmos que criaram, na década de 1980, o União Suzano Atlético Clube, mas decidiram fundar um novo clube, com o mesmo nome e as mesmas cores do anterior: azul, vermelha e branca, cores iguais também às da bandeira do município. Com dois clubes quase homônimos na cidade, ambos fazem o chamado “clássico dos gêmeos”.

 

O primeiro campeonato do ECUS pela Federação Paulista de Futebol foi em 1998, o Campeonato Paulista da Série B1B, onde permaneceu até 1999. A partir do ano seguinte passou a disputar a Série B2 e, em 2002, conquistou o seu primeiro título no cenário estadual, ao levantar a taça da competição.

 

Consequentemente, o ECUS foi classificado para disputar a Série A3 do Campeonato Paulista no ano seguinte. Em 2003, estreando em uma competição de maior nível, o time não conseguiu se manter, e acabou rebaixado à Série B1.

 

O ano de 2004 começou para a equipe de Suzano com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição que disputou no mesmo grupo do São Paulo e conseguiu empatar com o time da capital. Alguns meses depois, com a terceira colocação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão B1, conseguiu o acesso à Série A3 do ano seguinte.

 

Em 2005, novamente participou da Copa São Paulo e conseguiu chegar mais longe do que na primeira participação. Em um grupo inicialmente formado por ECUS, Guarani, América (MG) e Catuense (BA), classificou-se como líder da chave para a segunda fase. Conseguiu vencer o Angra dos Reis (RJ) e passou à terceira fase, quando foi eliminado pelo Nacional. No mesmo ano, na disputa da Série A3, não obteve êxito, e acabou novamente rebaixado.

 

Como nos dois anos anteriores, iniciou a temporada de 2006 com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas não passou da primeira fase. Três meses depois conseguiu um bom desempenho no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, avançando à segunda fase. Contudo, terminou a competição na 10ª posição.

 

No ano de 2007, o ECUS realizou uma boa campanha na primeira fase do Campeonato Paulista – Segunda Divisão –, classificando-se, assim, para a segunda etapa. Depois, com apenas uma derrota, conseguiu a vaga para a etapa seguinte. Entretanto, na terceira fase, o ECUS terminou na quarta colocação em seu grupo e não conseguiu o acesso à Série A3.

 

Com uma ótima campanha na primeira fase do Campeonato Paulista – Segunda Divisão – de 2008, o ECUS conseguiu a classificação em primeiro lugar do Grupo 04, com 30 pontos ganhos. Entretanto, na segunda etapa, a equipe terminou na terceira colocação e, mais uma vez, não conseguiu disputar o acesso à Série A3.

Ficha Técnica
ECUS
Endereço
Rua Almirante Gago Coutinho, 136- Cep 08674-300 Telefone: (11) 4742-9313
WEb site oficial
Fundação
25/10/1993
Estádio Mandante
Suzanão
Suzano
Mascote

O clube nasceu para o futebol no bairro do Jardim Colorado, em Suzano, onde está localizado seu estádio. O nome completo é Esporte Clube União Suzano (ECUS) e a torcida carinhosamente o chama de "leão". O animal, que representa liderança, força e garra, caiu no gosto popular. A equipe é chamada de "Leão do Colorado".