Quarta, 18 set 2019
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Jabaquara
Adelino Pedro Rodrigues
Presidente
Jabaquara Atlético Clube
História

No início do Século XX, imigrantes espanhóis radicados na Baixada Santista se reuniam em associações ou agremiações esportivas, para manter a relação entre habitantes santistas de origem espânica. Em 1914, jornaleiros espanhóis recolheram assinaturas de descendentes do país para fundar, em 15 de novembro do mesmo ano, o Espanha Futebol Clube, mais tarde chamado de Jabaquara Atlético Clube, fundado em 15 de novembro de 1914.

 

A primeira partida oficial foi contra o Clube Afonso XIII, também de origem espanhola e fundado no litoral paulista. O jogo terminou empatado por 1 a 1. O primeiro campeonato oficial disputado foi a Liga Santista de Jogos Atléticos. No ano seguinte, conquistou o primeiro título da história, a Taça Grande Café D’Oeste, campeonato que voltou a vencer dois anos depois.

 

Em 1924, devido ao aumento do número de simpatizantes do clube, a sede foi transferida para o bairro do Macuco, no dia 14 de novembro, com o nome de Estádio Antonio Alonso, em homenagem a um de seus fundadores.

 

Em 1942, o clube foi obrigado a mudar de nome, em razão da Segunda Guerra Mundial. Foram sugeridos nomes como “XV de Novembro” e “Cruzeiro do Sul”, mas o que predominou foi o Jabaquara Atlético Clube, em alusão ao bairro de origem. Nesta mesma data, o clube definiu o escudo, que ficou praticamente inalterado até hoje.

 

Ainda na década de 40, o clube sofreu um grave revés financeiro. Como consequência, precisou vender um terreno na Ponta da Praia, em Santos, que liquidou apenas parte das dívidas. Em 1961, adquiriu uma área definitiva, ainda que pouco valorizada: a Caneleira, com mais de 67 mil m².

 

Quanto ao uniforme, passou por diversas alterações. Ainda como Espanha, o time utilizou uma camisa vermelha, com larga faixa vertical amarela sobre o peito. Depois, a faixa passou a ser diagonal, partindo do ombro esquerdo da camisa – ainda vermelha, mas, agora, com a gola em amarelo. Nos últimos anos outra inovação, com camisa de listras verticais e uniformes predominantemente em amarelo.

 

Entre os principais títulos, está o do Campeonato Paulista da Série A3, em 1993, e o da Série B3, em 2002 – com uma equipe formada pela base de jovens jogadores do Santos Futebol Clube e dirigida pelo técnico Márcio Fernandes, que comandou o clube alvinegro no estadual. Em 2008, a equipe anexou seu patrimônio ao Litoral, clube bancado por Pelé. Na temporada de 2009, o Jabaquara se inscreveu na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Ficha Técnica
Jabaquara
Endereço
Av. Dr. Rosário Baptista Conte, 351- CEP 11085-601 Telefone: 13 3299 7375/ Fax: 13 3299 7345
WEb site oficial
www.jabaquaraac.com.br
Fundação
15/11/1914
Estádio Mandante
Estádio Espanha
Santos
Mascote

Criado pela colônia espanhola de Santos, sua inspiração veio do sucesso que equipes de outras colônias faziam à época, como Palestra Itália, Portuguesa e Syrio. O Hespanha Foot Ball Club, como foi chamado até 1941, entrou para a liga santista em 1917. Dez anos mais tarde, a equipe começava a ganhar seu espaço e com campanhas impressionantes recebeu o carinhoso apelido de “Leão do Macuco”, numa alusão ao bairro em que ficava sua sede. Em 1963, o clube comprou uma nova área no Bairro da Caneleira e lá construiu o estádio, que hoje se chama Espanha. Essa é a origem do nome da mascote “Leão da Caneleira".