Quinta, 02 dez 2021
Ligas
+ Filiados
2ªDIV
A3
A2
A1

Palestra de São Bernardo
José Fábio Cassettari Neto
Presidente
Palestra de São Bernardo
História

O Palestra de São Bernardo foi fundado no dia 1º de setembro de 1935 por um ex-jogador de outro clube da cidade, Alfredo Sabatini, que jogava no Esporte Clube São Bernardo. Inicialmente, chamou-se Palestra Itália de São Bernardo, representando a colônia italiana que havia no município de São Bernardo do Campo.

 

Em 1940, em função da II Guerra Mundial, todos os clubes que faziam menção aos países que estavam em combate deveriam alterar suas nomenclaturas, por ordem do então presidente Getúlio Vargas. Isso foi o que aconteceu com Palmeiras, Cruzeiro (MG) e Coritiba (PR). Entretanto, comprovando que a palavra “Palestra” tinha origem grega, o clube optou por deixar o “Itália” de lado, passando a se chamar, em 1942, Palestra de São Bernardo.

 

Nos anos de 1950 e 1951, disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão – atual Série A2 – e depois disso ficou um longo tempo longe dos gramados. Em 1986, o time voltou no Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Em 1992,  se afastou das competições profissionais mais uma vez.

 

Em 1997, o Palestra retornou às atividades profissionais e no mesmo ano teve sua maior conquista em um campeonato realizado pela Federação Paulista de Futebol, sagrando-se campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (B1B). Com isso, no ano seguinte a equipe participou da Série B1A da Segunda Divisão, torneio que disputou até 1999.

 

Após duas mudanças no nome da competição, a partir de 2004 começou a disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, a equipe de São Bernardo do Campo passou da primeira fase da competição, mas não conseguiu ir adiante e o sonho do acesso foi adiado.

 

Em 2005, o clube passou por uma reformulação e mudou até suas cores e mascote. O verde predominante deu espaço ao vermelho, assim as cores do clube passaram a ser verde, branca e vermelha e o escudo alterado. O símbolo do clube, que era o Periquito, virou  um cachorro da raça São Bernardo.

 

Seu nome também foi alterado para PSB, mas no ano seguinte, nova alteração, e a equipe voltou a se chamar Palestra, mas as cores vermelha e branca predominaram até 2008, ano em que a equipe se licenciou do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

 

Também em 2008, o clube voltou a adotar as cores verde e branca tradicionais, assim como o escudo, que recuperou o formato semelhante ao do Santos Futebol Clube.  Em 2009, o clube tenta, mais uma vez, o acesso à Série A3 da Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

Ficha Técnica
Palestra de São Bernardo
Endereço
Rua Nemer Fares Rahall, 400 - CEP 09790-235 Telefone: 11 4335 8026
WEb site oficial
Fundação
01/09/1935
Mascote

                                                                                                         

   

Fundado por descendentes de italianos, o Palestra Itália de São Bernardo teve como inspiração o homônimo paulistano. Em 1942, durante a Segunda Guerra, o Palestra de São Paulo mudou seu nome para Palmeiras, mas a equipe de São Bernardo conseguiu manter parte do nome e passou a se chamar Palestra de São Bernardo. Sua mascote, assim como o Verdão, era o Periquito, inclusive devido às cores do uniforme, em que prevalecia o verde. Em 2005, a equipe mudou de escudo e nome e passou a ser conhecida como PSB São Bernardo, a mascote acompanhou a nova era e agora é representada por um simpático cão da raça São Bernardo.