Publicado em 09 de outubro de 2016, às 12h00
Clique aqui para imprimir
Segunda Divisão
Portuguesa Santista vence o Desportivo Brasil por 3 a 0 e é campeã estadual
Após empate por 1 a 1 no jogo de ida, o time de Santos foi superior e garantiu a taça em casa

A Portuguesa Santista conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Neste domingo, o tradicional time da Baixada bateu o Desportivo Brasil por 3 a 0, com gols de Willian, Ricardinho e Eric, no Ulrico Mursa, em Santos, e voltou a levantar uma taça estadual.

Como a partida de ida terminou em empate por 1 a 1, a vitória do time da casa foi suficiente para fazer a festa da torcida que lotou as dependências do estádio.

A última vez que a Briosa conquistou uma divisão do Campeonato Paulista foi a Série A2 de 1964. Após 52 anos, a torcida santista volta a gritar “é campeão!”.

A Portuguesa Santista começou fechada e dava espaço para o Desportivo, que rondava a área perigosamente, mas não conseguia bater para o gol. Aos poucos, o time da casa foi melhorando e, empurrado pela torcida, passou a pressionar em busca do primeiro gol.

Com mais posse de bola, o time santista apostava em cruzamentos para a área buscando os atacantes e, de tanto insistir, o gol saiu aos 33 minutos, justamente em jogada envolvendo os dois homens de frente. Fernando cruzou da esquerda e Willian, artilheiro isolado da competição com 19 gols, subiu mais que a defesa para cabecear e abrir o placar.

Na segunda etapa, o time da casa seguiu melhor, mas o Desportivo precisava se lançar para o ataque. Os visitantes até conseguiam criar algumas jogadas de perigo, mas acabavam dando muito espaço para os contragolpes.

Jogando na velocidade, a Portuguesa ampliou aos 27 minutos. Após rápida jogada pela direita, a boa sobro para Ricardinho, que driblou o goleiro e tocou contra o gol vazio para garantir a vitória e o título. Entregue, o Desportivo Brasil ainda sofreu mais um no último minuto. Lucas Lino fez jogada pela esquerda e serviu Eric, para fechar o resultado.

Portuguesa Santista 3x0 Desportivo Brasil

Data: 09 de outubro de 2016;
Horário: 10h;
Local: Estádio Ulrico Mursa, em Santos (SP);
Cartões amarelos: Willian, Lucão, Ricardinho e Eric (Portuguesa Santista); Edson Pio (Desportivo Brasil);
Gols: Willian, aos 33’ do primeiro tempo, Ricardinho, aos 27’, e Eric, aos 45’ do segundo tempo;

Potuguesa Santisa: Cleyton; Israel, Dema, Lucão e Vinícius; Pedro, Juninho (Diego Palhinha), Carlos Alberto e Ricardinho (Eric); Willian e Fernando (Lucas Lino).
Técnico: Ricardo Costa.

Desportivo Brasil: Renan; Gustavo (Odaílson), Meneghel, Luis Guilherme e Danilo; Paulo Henrique, Deda, Emerson e Edson Pio; Julio Cesar e Gamboa (Wellington).
Técnico: Odirlei Maurer.

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto.
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Maniz e Daniel Paulo Ziolli.